quarta-feira, 23 de abril de 2008

Gabi, cá estou eu.
Entre um assunto bancário e outro, declaração de imposto e varrida no quintal...Pensei em começar minha história aqui por uma referência muito forte -quase obsessão... costumo dizer que ainda vou fazer um adesivo pra colar no vidro traseiro do carro: "leia ponge". Tem sido um ponto de referência, quando perco o pé, ou quando acho que vou perder... lá vai:

***

INTRODUÇÃO AO PARTIDO DAS COISAS

As qualidades que se descobrem nas coisas tornam-se rapidamente argumentos a favor dos sentimentos do homem. Ora, numerosos são os sentimentos que não existem (socialmente) por falta de argumentos.Por isso raciocino que poderíamos fazer uma revolução nos sentimentos do homem simplesmente aplicando-nos às coisas, que logo diriam muito mais do que aquilo que os homens costumam fazê-las significar. Isso seria a fonte de muitos sentimentos desconhecidos ainda. Os quais querer destacar do interior do homem me parece impossível, ou bem mais difícil. Porém desejável. (Progresso das « luzes » tanto naquilo que concerne às coisas quanto ao próprio homem. –harmonia entre o homem novo e a natureza que ele conhece e possui cada vez melhor.) Tais são os recursos morais (bem como estéticos) do visível. Sem falar das virtudes próprias da própria atenção.

Francis Ponge
Trad. Ignacio Antonio Neis e Michel Peterson
In : Francis Ponge,O Partido das Coisas
Ed. Iluminuras

***

estou aqui pensando em imagens pra te mostrar... mas vou primeiro descobrir como faz pra subir uma.
beijos, Gabi, até breve
Gisa

Nenhum comentário: